A Cooperativa faz noventa anos de história.

Na noite desta quarta-feira (20) realizou-se a Sessão Solene que homenageou a Cooperativa São João, o presidente da cooperativa jutamente com alguns diretores e associados estavam presentes na Câmara para receberem uma lembrança pelos seus noventa anos de história.
O sócio mais antigo da vinicola e o Sr. Valente Sosnoski com 96 anos juntamente com sua filha a vice-presidente desta casa, entregaram uma lembrança ao presidente Valderiz Possa.

O diretor administrativo Ismar Pasini em nome do presidente usou a palavra para agradecer essa homenagem e o quando ela significa para todas as pessoas  que fazem parte da cooperativa. Durante sua fala mostrou o livro Ata, onde foi feita a primeira reunião para escolher os membros e presidente que administraram a vinicola nos primeiros anos.

Um breve historico da Cooperativa.

A Cooperativa Vinícola São João Ltda. é uma empresa farroupilhense dedicada fundamentalmente às atividades relacionadas a elaboração de espumantes, vinhos e suco de uva.
Fundada em 25 de outubro de 1931 na localidade de Vila Jansen, Farroupilha – RS, por um grupo de famílias descendentes de imigrantes italianos, cujo objetivo era garantir a elaboração de suas uvas e valorizar a matéria prima.
Originou-se então, naquele ano, na residência do Sr. Júlio Mangoni, o maior articulador do movimento, a assembleia de criação da Cooperativa Vinícola São João, juntamente com 84 (oitenta e quatro) sócios fundadores, na qual foram aprovados os estatutos, eleitos os diretores e definidas as quotas para a constituição do capital.
Os produtos da Cooperativa são elaborados com uvas cultivadas exclusivamente pelos associados, sempre acompanhados por uma equipe técnica que preza sempre qualidade para uma ótima elaboração e padrão de seus produtos Castellamare e San Diego.
Atualmente a produção é em torno de 22 milhões de quilos de uvas, sendo um volume de aproximadamente 5 milhoes de quilos somente de uvas produzidas no Município de Nova Roma do Sul. Possui 480 associados, dentre eles, aproximadamente 100 mulheres, o que representa a força e a coragem da mulher no Cooperativismo e na Agricultura. Vale ressaltar também o nosso associado de mais idade, o Sr. Valente Sosnoski, com seus 96 anos, morador do município de Nova Roma do Sul.
 A Cooperativa São João hoje atua em diversos municípios como Farroupilha, Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, São Valentin do Sul, Bento Gonçalves, e Santana do Livramento.
 A Diretoria do Conselho de Administração hoje é composta pelo Sr.  Valderiz Possa-Presidente, Sr. Darci Possa – Vice Presidente e Sr. Renor Moroni Secretário, além de outros 4 Conselheiros de Administração e 6 Conselheiros Fiscais.  Conta ainda com o Diretor Administrativo, o Sr. Ismar Pasini e um total de 34 funcionários.
Com o trabalho realizado juntamente com todo o quadro de associados e colaboradores, a Cooperativa está a cada ano consolidado as suas marcas CASTALLAMARE e SAN DIEGO no mercado como excelência na elaboração de vinhos e espumantes.

Data de publicação: 21/10/2021

Créditos das Fotos: Eliane Sartori