Assunto debatido foi saúde pública de Caxias do Sul

Na tarde da quinta-feira (5) houve na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul uma reunião pública do Parlamento Regional da Serra Gaúcha. O encontro teve o objetivo de destacar a obra do Hospital Geral e a situação da saúde pública de Caxias do Sul. Na bancada estavam conduzindo a reunião pública, a vereadora Denise Pêssoa, o presidente do Parlamento e vereador de Antônio Prado, Gelsomir Corassa, o diretor do HG, Sandro Junqueira, a secretária de Saúde Daniele Meneguzzi e a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cláudia Daniel.

O diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, destacou que o objetivo deste encontro foi reunir os representantes dos municípios atendidos pelo SUS em Caxias, para que todos ajudem a concluir as obras da entidade.

"O Hospital Geral ele atende 49 municípios da região e fizemos uma grande campanha na qual nós envolvemos várias entidades, os nossos políticos e agora queremos que os municípios da região também se envolvam com esta causa, com esta ampliação do hospital. E, com isso a gente vai conseguir dar suporte nas demandas que foram levantadas aqui, como cirurgias represadas, o próprio atendimento no pronto socorro que hoje está super lotado. Então eu vim aqui pra trazer um porquinho do nosso trabalho e pedir o apoio deles, para que realmente a região abrace o hospital como sendo um hospital regional."

O Deputado Estadual, Pepe Vargas (PT) salientou que o problema na saúde pública seria solucionado caso houvesse mais investimentos.

"Os municípios eles aplicam aquele mínimo exigido na constituição e na legislação federal em saúde, alias em regra aplicam mais do que os 15% da sua arrecadação. O Estado do RS ele aplica 12% mas computa despesas que não podem ser consideradas ações de serviço público de saúde, então nós precisamos que o Estado aplique 12% nas ações dos serviços públicos de saúde para fortalecer o sistema único de saúde, seja no plano hospitalar, seja na atenção básica ou nos outros serviços e no caso da União nós precisamos ou revogar a emenda constitucional 95 ou excepcionalizar a saúde, dizendo que a saúde não pode entrar no cálculo do teto de gastos porque isso vem subtraindo recursos consideráveis da saúde pública."

Segundo Pepe só no ano de 2022 graças a essa emenda 95 o Ministério da Saúde perdeu R$25 bilhões, se não fosse essa emenda, em vez de R$134 bilhões o orçamento do ministério seria de R$159 bilhões. Confira aqui o que diz a emenda constitucional 95 citada pelo deputado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi, destacou a importância do Hospital Geral e dos novos leitos que serão abertos. Segundo Daniele atualmente há 12 pessoas aguardando um leito de UTI, todos pacientes de Caxias, além de 54 pessoas de Caxias e outras 23 de outros municípios aguardando um leito de enfermaria. Ela comentou ainda, que com a pandemia houve um agravante na saúde pública já que as cirurgias eletivas foram suspensas, agravando a doença no paciente. Segundo dados trazidos por Daniele, cerca de 9 mil pessoas aguardam por uma cirurgia eletiva. Também, a crise financeira fez com que grande parte da população parasse de pagar plano de saúde e solicitasse atendimento pelo SUS no município.

Estavam presentes vereadores de diversas cidades da Serra Gaúcha, os deputados estaduais Carlos Búrigo, Pepe Vargas, Fran Somensi e um representante do Neri Carteiro.

Sandro Junqueira concluiu informando que o cronograma de obras apresenta o mês de outubro como a data da entrega do prédio. Após a ampliação do Hospital, segundo o diretor haverá um aumento de R$16 milhões por ano nas despesas. A campanha Todos pelo Geral arrecadou R$33 milhões até o momento, o objetivo da instituição é arrecadar R$37 milhões