Secretário da Educação, Cultura e Desporto, Sr. Roberto Comin, presta esclarecimentos sobre os critérios de avaliação e a posição da área da educação do município pelo ranking do IDESE.

Na última quarta-feira, 28 de junho, esteve presente na sessão ordinária o Secretário da Educação, Cultura e Desporto, Sr. Roberto Comin, prestando esclarecimentos sobre os critérios de avaliação e a posição da área da educação do município pelo ranking do IDESE (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico). O Secretário relatou quais são os critérios de avaliação utilizados: Taxa de matrícula na pré-escola, Nota na Prova Brasil do 5º ano do ensino fundamental e do 9º ano do ensino fundamental, Taxa de matrícula no ensino médio, Percentual da população adulta com, pelo menos, o ensino fundamental completo. Contudo, hoje esses critérios são aplicados somente em escolas de área urbana, embora nos próximos anos os critérios serão avaliados por todas as escolas incluindo as municipais, fazendo com que os dados sejam mais condizentes com a realidade.Outro quesito ressaltado pelo Secretário é a questão de haver no município muitas pessoas que não possuem o ensino fundamental completo, fazendo assim com que o índice perca posições no ranking. Para tentar melhorar este quesito, estará iniciando o Supletivo do Ensino Fundamental, com aulas preparatórias que iniciam no dia 31 de julho, onde terão aulas três vezes por semana, e após a preparação os alunos farão as provas na cidade de Caxias do Sul, onde será disponibilizado o transporte. Inicialmente conta-se com 50 inscritos, e há possibilidade de no futuro também ser realizado o Supletivo do Ensino Médio.Outro apontamento levantado é que os dados que constam nesta avaliação do IDESE, são configurados através do último senso do IBGE que aconteceu no ano de 2010, tendo em vista que as pesquisas são realizadas a cada 4 anos, assim as informações não são fieis a realidade devido ao espaço de tempo que se passou de lá para cá.Segundo levantamento, o Secretário afirma que as notas têm melhorado desde o ano de 2007, aos poucos, talvez não na mesma proporção dos demais municípios, mas dentro da realidade deste município.Também trouxe uma novidade, que a partir deste mandato, a Administração Municipal passará a ter responsabilidade por toda educação infantil e o ensino fundamental até o 5º ano. Passando então a ter responsabilidade por 7 anos de ensino obrigatório, e mais a creche, sendo que o estado vai ficar responsável por 7 anos também. ARoberto acredita que quando a pesquisa for reformulada com os critérios completos, com certeza o índice será muito melhor, já que não podemos se basear por esta colocação para medir a educação no município, que, aliás, estão sendo feitos muitos investimento na formação dos professores (80% destes possuem pós-graduação) e que recebem bons salários comparados a outros município, enquanto a realidade dos professores da Escola Estadual, estão com salários parcelados, 13º atrasado, o que acaba trazendo reflexos.Mesmo não sendo responsabilidade município, este tem feito o que pode para auxiliar a Escola Estadual, está se verificando a possibilidade do ensino médio passar a ser diurno, e não mais noturno, o que trará uma melhoria na qualidade do ensino, e economia ao município e ao estado contando somente com dois turnos, e estes recursos que não forem utilizados, poderão ser revertidos em melhorias no setor.

Data de publicação: 03/07/2017