A noite de quarta-feira, 09 de agosto, foi dedicada às mulheres na Câmara Municipal de Nova Roma do Sul.

Na oportunidade o Poder Legislativo realizou sessão solene e inaugurou a Galeria das Vereadoras. A sessão foi presidida pela vereadora Marina Panazzolo, presidente da Mesa Diretora, também composta pelos vereadores Márcio A. Rossi, Arnilde T. S. Kriger e José L. Comin, que juntamente com os demais vereadores apoiaram o Projeto de Resolução 03/2017, que deu origem a homenagem. As homenagens foram direcionadas para as mulheres que em algum momento da história do município representaram a comunidade como parlamentares eleitas através do voto. São elas Marli Teresinha Mazzotti Pasuch, Talita Lodi Gabrieli, Marina Panazzolo, Odete Araldi Bortolini e Arnilde Teresa Sosnoski Kriger, que foram agraciadas.Foram convidadas a se pronunciar as vereadoras e ex-vereadoras, por ordem de legislatura, sobre a importância da mulher no espaço público e cargos eletivos.A Ex- Vereadora Talita Lodi Gabrielli, agradeceu a iniciativa da Presidente Marina Panazzolo, juntamente com os demais vereadores, e lembrou que em sua época viveu momento bons e também momentos ruins, pois as dificuldades no exercício do mandato eram maiores. Haviam muito poucas mulheres que se propunham a concorrer, ela mesmo só concorreu por incentivo da mãe que havia sido suplente. Destacou que o PP – Partido Progressista sempre se preocupou em colocar mulheres na política. Hoje a mulher, se destaca, é mais valorizada e tem maior confiança dos eleitores.Nas palavras da presidente Marina Panazzolo idealizadora desse momento, “Essa homenagem é uma forma de destacar a importância dessas mulheres para a história política de Nova Roma do Sul, não só as eleitas, mas também as que se candidataram a vereadoras, que mesmo enfrentando muitas dificuldades, mostraram sua competência, entraram pro debate e, talvez não conseguiram a cadeira legislativa, mas abriram muitas portas e mostraram que o lugar de mulher é também na política!”.Para a vereadora em exercício Odete Araldi Bortolini as mulheres obtiveram um grande destaque nesta legislatura, tendo em vista que tem uma mulher de cada bancada atuando na Câmara. Em suas palavras, “Sou muito grata ao PMDB que me possibilitou estar nesta Casa Legislativa, às pessoas que acreditaram na capacidade e na sensibilidade da mulher para representá-las e estender essa homenagem a todas as mulheres guerreiras e batalhadoras de nosso município.”Segundo a vereadora em exercício Arnilde Teresa Sosnoski Kriger, “Embora os desafios encontrados pelas mulheres tanto na política quanto na sociedade, podemos dizer que nós mulheres estamos conquistando o nosso espaço. O avanço feminino mostra a força da mulher em perceber e apontar os problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los”.A sessão solene foi encerrada com o descerramento da Galeria das Vereadoras. O painel fica situado no hall de entrada da Câmara Municipal e contém as imagens das vereadoras eleitas.

Data de publicação: 14/08/2017