Em sessão solene, idosos participantes do Grupo da Melhor Idade do Centro Renascer, são vereadores por um dia.

Este ano foi realizada a 4ª edição da Sessão Solene dos Vereadores da Terceira idade, um projeto criado em 2013 por iniciativa do Vereador Liberato Sartori, com o apoio dos então colegas vereadores José Luiz Comin, Márcio André Rossi e Zelvir Anselmo Santi, sendo aprovado por unanimidade de votos. Em todas as edições a Sessão Solene é realizada próximo da data em que se comemora o Dia do Idoso.Para participar desse projeto foram abertas inscrições, oportunizando todos que quisessem participar e cada Vereador da 3ª Idade ocupou um cargo que foi definido através de sorteio. A mesa foi composta pela Presidente Sra. Gema Fiorese Donida, Vice- Presidente Sra. Zenair Dal Molin, 1ª Secretária Sra. Clara Tochetto Caliari e 2ª Secretária Sra. Romilda Girelli. Os demais vereadores e vereadoras foram: Adelina Girelli Araldi, Arlindo Scapinello, Laurindo Girelli, João Santi e René Triches.Na sessão, foram defendidos e aprovados, por unanimidade, sete pedidos de indicação que serão apreciados pelo Executivo, o qual verificará a possibilidade de realização dos mesmos.Os pedidos são de autoria dos próprios idosos, com o auxílio dos vereadores da cidade, da coordenação do Grupo Renascer e da supervisão da Câmara.Durante a sessão, foram convidadas para utilizar a tribuna duas participantes da última edição, onde contaram um pouco sobre a experiência que viveram.A Sra. Irene Zoraski Fiametti, que também é Rainha Regional da 3ª idade, comentou sobre as responsabilidades que um vereador tem, que é de assessorar, fiscalizar e legislar e como foi a sua participação desde a primeira edição.Já a Sra. Dorália Reginaldo da Motta falou um pouco sobre a sua trajetória de vida e sobre sua participação nas atividades do Grupo da Maturidade Ativa.Em nome da Câmara de Vereadores, a Presidente do Poder Legislativo em 2017, Marina Panazzolo, coloca que é uma honra aprender com a vivência e a sabedoria dos idosos: “Desejo vida longa ao Projeto Vereador da Terceira Idade, pois é um trabalho que abre as portas da Câmara para esse grupo que tem muito a contribuir conosco e com o destino de nossa cidade, além de agraciar essa Casa com o conhecimento de vida deles”.Confira quais foram os pedidos de indicação e a autoria de cada um:Pedido de Indicação n.º 01: Criação de um dia de atividades com jogos diversos, como cartas e bochas. Autoria: Adelina Girelli Araldi.Pedido de Indicação n.º 02: Defende a ideia do Grupo Renascer continuar organizando viagens para cidades próximas da serra e sugere que se faça uma pesquisa junto aos participantes para definir o destino. Autoria: Arlindo Scapinello.Pedido de Indicação n.º 03: Pede uma campanha para o resgate da cultura italiana. Autoria: Romilda e Laurindo Girelli.Pedido de Indicação n.º 04: Solicita turmas compostas exclusivamente de idosos para aulas de violão e computação. Autoria: Clara Tochetto Caliari.Pedido de Indicação n.º 05: Pede regularização da rua onde reside, pois possui divergências de nomenclatura. Autoria: Zenair Dal MolinPedido de Indicação n.º 06: Manifesta apoio no investimento em segurança pública da cidade. Autoria: João Santi.Pedido de Indicação n.º 07: Solicita a instalação de um corrimão na entrada da casa legislativa. Autoria: René Triches.Fotos: Junior Lodi e Ricardo Zoraski.Mais fotos no no campo Imprensa - Galeria de Fotos.

Data de publicação: 09/10/2017